Comunicação

Carta-Convite para participação na INTERBRASIL

Publicado em : 11/09/2018

 

 

 

CARTA-CONVITE para participação na INTERBRASIL

 

Goiânia, 11 de setembro de 2018.

Caros pais e/ou responsáveis,

 

Em 2018, a Internationali, em parceria com a Escola Interamérica, realiza na cidade de Goiânia a 3ª Edição da INTERBRASIL. Convidamos os senhores para conhecerem este belo projeto e incentivarem seus(uas) filhos(as) a participarem!

 

O QUE É A INTERBRASIL 

Consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas - ONU, a Organização Mundial da Saúde, a Organização dos Estados Americanos – OEA, o Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, PNUMA, o Conselho de Direitos Humanos - CDH, entre outros. Nesses debates, os alunos assumem o papel de diplomatas dos países que representam e discutem temáticas políticas, sociais, econômicas, ambientais, entre outras.

 

A QUEM SE DESTINA 

Os debates são realizados em comitês compostos por até 40 estudantes. Na INTERBRASIL/Goiânia, serão formados dois comitês – uma para estudantes de 6º e 7º Anos (CDH - Conselho de Direitos Humanos, que terá como tema “Trabalho Escravo: Violação dos Direitos Humanos”) e um comitê para estudantes de 8º e 9º Anos (OEA - Organização dos Estados Americanos, que terá como tema “Situação na América Latina decorrente do descaso com os Direitos Humanos”). Neste ano, ambos comitês serão compostos exclusivamente por estudantes da Escola Interamérica.

 

OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DO PROJETO 

O objetivo dessa atividade é proporcionar ao(à) estudante o desenvolvimento de habilidades como oratória, produção textual e negociação, auxiliando, muitas vezes, na descoberta da vocação profissional.

A natureza dessa atividade é acadêmica devendo o(a) estudante, com auxílio de estudantes da Universidade de Brasília da equipe Internationali, realizar uma pesquisa em umas das áreas do conhecimento humano (saúde, tecnologia, humanidades, meio ambiente), posteriormente colocada na forma da política externa de um país em um fórum multilateral como a ONU ou na representação política de um partido na Câmara dos Deputados.

A partir dos estudos, nos fóruns, o(a) estudante participa como delegados do país ou entidade que representa e deve defender o ponto de vista do mesmo nas questões de atualidade propostas. Ao final da discussão, as ideias apresentadas devem ser organizadas em um documento formal que segue o mesmo padrão utilizado pelas Nações Unidas ou órgão simulado, sendo esse uma resolução para os tópicos propostos. Nesse quesito, trabalha-se a habilidade da escrita formal, que é fundamental para um bom desempenho do estudante ao longo da simulação e de sua vida acadêmica.

Intelectualmente, ocorre um trabalho surpreendente. O(a) estudante realiza uma pesquisa na área de seu maior interesse, sendo essa acompanhada pelos universitários e por professores da escola. Aprende como e onde pesquisar, assim como se a área pesquisada é aquela de seu interesse em um possível futuro profissional. Outro ponto de destaque é que o(a) estudante passa a dedicar maior atenção a assuntos da atualidade, tanto nas áreas de relações internacionais quanto de tecnologia, medicina, política etc, auxiliando na formação de sua consciência cidadã. Dessa forma, a INTERBRASIL, além de ampliar os conhecimentos acadêmicos, contribui para a formação daqueles que futuramente serão os tomadores de decisão de nosso país, em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola Interamérica.

 

ETAPAS 

A primeira etapa realizada em Goiânia, em parceria com a Escola Interamérica, acontecerá no mês de outubro. Os(as) estudantes que forem destaques em cada comitê se classificam para o MIB (Modelo Internacional do Brasil), etapa estadual que acontecerá em Brasília (em data a confirmar), concorrendo a vagas para a última fase, o MIB final, também em Brasília.

 

INSCRIÇÕES, CRONOGRAMA E TREINAMENTO 

*Inscrições:

As inscrições deverão ser feitas virtualmente de 11 a 28 de setembro de 2018 clicando em InterBrasil Goiânia 2018. É necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 55,00 para despesas (pagamento dos professores dos cursos, pastas de trabalho, coffee breaks da conferência etc.) a ser feita no próprio site. COMO AS VAGAS SÃO LIMITADAS, AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS RAPIDAMENTE!

 

IMPORTANTE

A quantidade de vagas é limitada a 40 estudantes para cada comitê, divididos da seguinte maneira:

 

Estudantes de 6º e 7º Anos: Comitê CDH - Conselho de Direitos Humanos, que terá como tema “Trabalho Escravo: Violação dos Direitos Humanos”;

 

Estudantes de 8º e 9º Anos: Comitê OEA - Organização dos Estados Americanos, que terá como tema “Situação na América Latina decorrente do descaso com os Direitos Humanos”.

 

*Treinamento online: acontecerá após as inscrições. Uma chave de acesso será enviada para o e-mail de cada participante.

 

CRONOGRAMA DA CONFERÊNCIA

 

DIA 04/10

 

*Cerimônia de Abertura e Credenciamento de Delegados: será no dia 04 de outubro, das 18h30 às 21h, no Teatro da Escola Interamérica, Unidade I.

Credenciamento: das 19h30 às 20h

Cerimônia de Abertura: das 20h às 21h

Coquetel: das 21h às 21h30

*Conferências e simulações: acontecerão conforme cronograma abaixo

 

DIA 05/10

Tarde

1ª Sessão de comitês: das 14h às 16h

Intervalo: das 16h às 16h30 (A cantina da escola estará aberta neste horário)

2ª Sessão de comitês: das 16h30 às 18h30

 

DIA 06/10

Manhã

3ª Sessão de comitês: das 8h às 10h

Intervalo: das 10h às 10h30 (A cantina da escola estará aberta neste horário)

4ª Sessão de comitês: das 10h30 às 12h

 

Tarde

Intervalo para almoço: das 12h00 às 14h (almoço por conta do participante – a cantina da escola não estará aberta neste horário)

5ª Sessão de comitês: das 14h às 16h

 

Cerimônia de Encerramento: 16h às 17h

 

Preparação para a NCN – Noite Cultural das Nações: 17h às 18h

Noite Cultural: 18h às 20h30

 

*Cerimônia de encerramento: acontecerá no auditório da Escola Interamérica – Unidade II, das 16h00 às 17h00, no dia 06/10. Em seguida, os grupos preparam-se para suas apresentações e para o início da Noite Cultural das Nações.

*Noite Cultural das Nações: acontecerá das 18h às 20h30, no Hall Térreo da Escola Interamérica – Unidade II. Nesta atividade, os(as) participantes apresentarão fatos, comidas e curiosidades sobre o país que representam. É neste momento que pais, familiares e amigos poderão prestigiar o trabalho dos(as) participantes.

 

PREMIAÇÃO 

Os(as) participantes receberão certificados válidos em inserção de currículo. O primeiro lugar da final nacional dos últimos dois anos recebeu como prêmio passagem, hospedagem e taxa de inscrição para participar da Simulação da ONU da Harvard University nos Estados Unidos; sendo esse também o prêmio previsto para esse ano.

 

Mais informações pelo telefone (61) 98258-6865 com o Gestor da INTERBRASIL Gabriel Moreira, no site www.internationali.com.br ou por e-mail [email protected] ou [email protected].

 

Cordialmente,

Equipe Interamérica e Emiliano Alves Amorim (Secretário Geral da Internationali)


Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolés - 9º Ano

Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolés - 9º Ano

 19/09/2018

Iniciamos hoje (19/09) as inscrições das equipes para a construção de Pontes de Palitos de Picolés. Até o dia 24/09 as equipes deverão entregar a ficha de inscrição, que se encontra na última folha do regulamento, preenchida para a Auxiliar de Coordenação Dayane O regulamento do concurso [...]


Prorrogadas as inscrições para o VII Festival Interamérica de Música!

Prorrogadas as inscrições para o VII Festival Interamérica de Música!

 19/09/2018

O VII Festival Interamérica de Música se aproxima! No dia 19 de outubro, nossos estudantes terão a oportunidade de mostrar o seu talento e marcar a história da escola! Para garantir que todos os talentos tenham a oportunidade de concorrer, e devido à grande procura, estamos aumentando o [...]


Relembrando - Atendimento às Famílias (6º A, B e C )

Relembrando - Atendimento às Famílias (6º A, B e C )

 14/09/2018

  Srs Pais/Responsáveis Relembramos que neste sábado (15/9), teremos atendimento (por ordem de chegada) às famílias das turmas 6ºA, B e C das 7h30 às 11h30.                            CRONOGRAMA                         [...]


Pesquisa sobre bullying

Pesquisa sobre bullying

 13/09/2018

Prezada família, A Escola Interamérica, ciente do seu papel de oportunizar reflexão sobre temas pertinentes e preocupantes na adolescência, decidiu participar de uma grande pesquisa sobre “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, vinculada ao CNPQ e [...]


Plantão Interbrasil

Plantão Interbrasil

 13/09/2018

Prezados pais/responsáveis   Conforme comunicamos nesta semana, em 2018 realizaremos, em parceria com a INTERNATIONALI NEGOTIA, a 3ª edição da INTERBRASIL. O evento consiste na simulação de debates realizados em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da Organização das [...]


RELEMBRANDO - RODA DE CONVERSA: “O melhor amigo hoje pode não ser amanhã: a fragilidade das amizades na adolescência”

RELEMBRANDO - RODA DE CONVERSA: “O melhor amigo hoje pode não ser amanhã: a fragilidade das amizades na adolescência”

 12/09/2018

RELEMBRANDO: Convidamos às famílias para participarem de uma RODA DE CONVERSA para discutirmos a fragilidade das relações de amizade na adolescência. Temos visto esse tema aparecer de forma recorrente nos discursos dos(as) jovens hoje, o que nos faz tomar uma série de medidas para melhor [...]


Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º E e F)

Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º E e F)

 10/09/2018

  Prezados Pais,   o Estudo do Meio é um recurso metodológico que busca ampliar o trabalho de pesquisa desenvolvido dentro e fora da escola. Essa experiência permite que o(a) estudante aprenda que as informações não se encontram apenas nos livros didáticos, mas também em contextos [...]


Relembrando - Atendimento às Famílias (6º D, E e F e 8º Ano)

Relembrando - Atendimento às Famílias (6º D, E e F e 8º Ano)

 10/09/2018

  Srs Pais/Responsáveis Relembramos que hoje (10/9), teremos atendimento (por ordem de chegada) às famílias das turmas 6ºD, E e F  e todas as turmas do 8º Ano das 14h30 às 18h30.                            CRONOGRAMA                         [...]


Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º C e D)

Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º C e D)

 06/09/2018

  Prezados Pais,   o Estudo do Meio é um recurso metodológico que busca ampliar o trabalho de pesquisa desenvolvido dentro e fora da escola. Essa experiência permite que o(a) estudante aprenda que as informações não se encontram apenas nos livros didáticos, mas também em contextos [...]


Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º A e B)

Estudo do Meio/Parque Vaca Brava (6º A e B)

 05/09/2018

  Prezados Pais,   o Estudo do Meio é um recurso metodológico que busca ampliar o trabalho de pesquisa desenvolvido dentro e fora da escola. Essa experiência permite que o(a) estudante aprenda que as informações não se encontram apenas nos livros didáticos, mas também em contextos [...]